quinta-feira, 2 de abril de 2015

A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

   Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.

Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.

Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 

   A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável."



      Tenho que começar confessando que comprei o livro no escuro, sem ter lido nenhuma resenha e sem saber nada sobre ele. A novo conceito enviou uma prévia de 6 capítulos a maioria dos Booktubers que eu acompanho, e todo eles recomendaram. Aproveitei uma promoção na livraria Saraiva e fiz a compra. Essa capa é linda e me chamou ainda mais a atenção.
    Olhando a sinopse podemos imaginar mais uma estória de um menino com cancêr, depois do surto "A Culpa é das Estrelas" confesso que fiquei cansada do tema, mas o livro é muito mais que isso. Mark planeja essa viagem para ser realizada com o avô a muito tempo e decide que precisa conclui-la sem ajuda e decide fugir de casa. A unica pessoa pra quem ele deixa uma pista é para sua amiga Jessie. Falar mais que isso, já seria spoiler pois o livro é bem curtinho, apesar de ter 224 páginas as letras são bem grandes e o espaçamento é bem feito, deixando a leitura rápida e sem muito esforço.
      Mark adora escrever haicais, que é um tipo de poema em três linhas, ele vai escrevendo um para cada situação nova que ele esta vivendo. Um dos melhores é :
" Mesmo a quilômetros de distância,
um amigo ainda pode segurar sua mão
e estar ao seu lado. "
   Meu personagem preferido do livro é sem dúvida Beau, o cachorro mais fiel e amigo que alguém poderia ter, Ele esta do lado de Mark em seu piores e melhores momentos e em nenhum momento desiste de ajuda-lo. 
       " Os cachorros morrem, talvez. Mas uma amizade, não. Não se a gente não quiser que ela morra." página 213.

       O livro não foi uma grande revelação de vida, mas com certeza ele carrega algo especial. Nele Mark traz considerações sobre vida e morte que são muito simples e que fazem a cabeça pensar um pouco. Eu gostei do modo como o autor tratou isso com tanta naturalidade, afinal a morte é uma coisa que acontece para todos. Esse é o primeiro livro de Dan Gemeinhart, e acho que arriscaria ler outras coisa dele. 
       Mereceu 4 estrelas por me arrancar lágrimas e sorrisos em cada pagina. O final do capítulo sempre tem aquele gancho que não nos deixa sossegar enquanto não ler o próximo, devorei o livro de um dia para o outro e carreguei ele comigo até terminar. É um livro gostoso e com um final um final diferente do esperado. 
        E você já leu ou pretende ler ? Deixe sua opinião nos comentários, vou adorar conversar sobre o livro. 

                                                                              Beijo Gabi  

Nenhum comentário:

Postar um comentário